Total de visualizações de página

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Prognósticos campeonato de 2015

Texto Publicado em Janeiro de 2015

Minha aposta não reside na luta pelo título, pois, a despeito do que parece desenhado, as minhas fichas estão novamente no Gabriel... A vontade de ganhar do menino somente é comparável, no circuito, àquela do sanguinolento e, como sabem, a do Adriano.
Sobre Mineiro, a torcida de sempre, a esperança de que ele se torne campeão mundial, embora acredite que ele não seja completamente aceito pelos donos do poder... Se ganhar, será a fórceps, no grito... Seria emocionante presenciar esse momento, mas acho que alguma água ainda será preciso correr sob sua prancha para oferecer nova modulação às notas dos juízes...
JJ... Bom... O mais vistoso e violento surf do circuito... O menino loiro parece ser um astro que brilha num céu sem atmosfera... Talento puro... Todavia, tal qual o seu braço, sempre pendente, sou levado a crer que a competição para ele, muitas vezes, não é o centro de seus preocupações. Sim, ele quer ganhar... O problema é saber se os trinta minutos de bateria, a limitação do tempo cronológico não é, o que me parece, uma afronta ao seu talento...
Uma vez, Joca Secco disse, numa belíssima entrevista: o bom do surf de competição é perceber que tudo deve acontecer sob precessão máxima: do tempo, da onda, da vontade de vencer o outro... Concordo, embora JJ, como aliás ocorre com Dane, é a exceção que contraria a regra... Ganhará títulos? Para isso, terá de passar pelo Gabriel e pela organização que elegeu Julian o seu porta estandarte.
Sobre Julian.... Com a palavra, a ASP...
Minhas torcida, todavia, concentra-se em outos dois brasileiros. Em primeiro lugar, em Felipe... Ah Felipe... Se dominar ondas maiores, o filho do Ricardo pode chegar entre os cinco primeiros... Não acho que ele é merrequeiro, ou coisa que o valha... Acho, isso sim, que terá tempo para aprimorar-se em ondulações acima de oito pés. Assim será, porque poucas vezes assisti a um surf tão rápido e forte... Ele é menino, ganhará corpo, consciência do que precisa fazer... acredito, piamente, que fará...
O outro, Jadson.. Sobre ele já escrevi algumas vezes... Quando lembro de Jadson, lembro de Peterson... A virada que fez esse ano foi, embora encoberta pelo brilho do Gabriel, uma das coisas mais emocionantes que vi no circuito. Se fez isso em 2014, o que ele poderá fazer em 2015? Sei lá...
Uma última palavra sobre Miguel, quem, em outra chave, lembra-me algo de JJ... Não no estilo tampouco na calibragem de seu surf... Aqui, a semelhança encontra-se, sem que minha mão pese uma tonelada, no temperamento. O surf mais elegante da tropa de brasileiros precisaria ter mais sangue nos olhos... Somente isso seria suficiente para subir posições no ranking e para firmar-se definitivamente no circuito com um dos grandes... Perdeu baterias bobas nesse ano, não pode e não precisa das esse mole...
Ps: Já comentamos o circuito de 2015... Presente em mim, a indignação com a morte do Ricardo... Sigamos em frente, mas não nos esqueçamos das feridas abertas para que não nos transformemos em insensíveis à brutalidade da vida...

Nenhum comentário: